quinta-feira, 5 de junho de 2008

A SORTE DOS CAMPEÕES.

Juro que tentei escrever alguma coisa sobre a rodada do futebol brasileiro do fim de smena passado, mas não consegui. Nem palavras merecia o patético futebol apresentado pelos clubes brasileiros e mesmo pela nossa seleção.

Mas graças a Deus a quarta-feira nos reservou muito mais emoções. A "Super Quarta" mostrou o verdadeiro futebol brasileiro.

No Morumbi, o corínthians fez valer a força de sua torcida e o chamado fator casa, garantindo para si significativa vantagem na disputa da primeira partida da final contra o Sport. Fez 3 gols e sofreu 1. E só não me atrevo a já proclamar o Timão como o grande Campeão da Copa do Brasil justamente por causa desse golzinho sofrido.

E no Maracanã a partida foi daquelas de deixar felizes os torcedores tricolores e resignados os que contra ele vêm torcendo. Mais do que competência, o Fluminense vem demonstrando a chamada "sorte de campeão".  O primeiro tempo, que terminou empatado em 0 X 0, foi todo do Boca Juniors, que só não marcou graças a mais uma noite inspirada do goleiro Fernando Henrique, tal qual vem fazendo nos seus últimos jogos. A competência foi mostrada quando o técnico Renato Gaúcho, no segundo-tempo, tirou um cabeça-de-área e colocou o atacante Dodô, mudnado a cara do jogo. Isso depois de ter tomado um susto com o gol da equipe portenha. Mas o time do pó-de-arroz não se abateu e deu o troco apenas dois minutos depois, em falta que dodô sofreu e Washington bateu com maestria.

Já a sorte, esta entrou em campo e marcou sua presença na arrancada solitária do meio-campo Conca, que num chute despretensioso, que para mim mais parecia um cruzamento, viu a bola desviar nas pernas do zagueiro do Boca Juniors e morrer tranquila no fundo da rede do gol à direita das cabines de rádio e televisão. A classificação à final ja estava sacramentada, mas, mesmo assim, no apagar das luzes, Dodô sacramentou de vez o resultado, marcando o terceiro gol. Alegria tricolor que esplode com os fogos na rua. A noite, para os tricolores, promete. E eu fico por aqui. Fui...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

QUARTA-FEIRA DE EMOÇÕES.

  • Minha esposa deve estar me achando maluco. Estou vendo dois jogos ao mesmo tempo e ouvindo ainda um terceiro no rádio. Tudo isso para relatar aqui minhas impressões sobreas semi-finais da Copa do Brasil e Libertadores da América. E o relato segue, na ordem em que os fatos se sucedem.
  • Terminados os primeiros tempos dos jogos, só o houve gols no jogo Boca Juniors vs Fluminense.Embora o Boca tenha dominado o jogo, o empate se mostrou justo. O time portenho abriu o placar com Riquelme, mas o Fluminense empatou com o Thiago Silva.
  • Já o clássico alvinegro entre Corínthians e Botafogo foi morno no seu primeiro tempo. O time carioca jogou consciente e com o regulamento debaixo do braço. O empate sem gols dá a justa medida do futebol praticado.
  • E lá em São Januário o Sport não se abalou com a pressão da torcida e com o "caldeirão" . Buscou o jogo e por pouco não conseguiu o gol. O Vasco simplesmente não jogou.
  • Recomeçam os jogos e as emoções vão se sucedendo. O Corínthians abre o placar no Morumbi, em jogada de garra de Herrera e oportunismo de Acosta, que, na falha do zagueiro Reanto Silva marca: 1 x 0 Timão.
  • A festa corinthiana dura pouco. Um minuto após o Botafogo empata, em gol do zagueiro Renato Silva, que se redime. Tudo igual, 1 X 1.
  • Enquanto isso, no jogo da Argentina, o Boca vai sufocando e o goleiro Fernando Henrique vai garantindo o resultado.
  • E em São Januário o Vasco parece que acordou e resolve reagir. E o primeiro gol sai, com Leandro Amaral.
  • Quem também resolveu jogar foi o Corínthians. Lindo gol de Chicão, em cobrança de falta. O resultado, por enquanto, vai levando aos pênaltis.
  • E falando em falta, no jogo da LIbertadores, Riquelme cobra falta com maestria e recoloca o Boca no comando do placar: 2 x 1 Boca.
  • O Fluminense enfim consegue chegar com perigo.Thiago Neves chuta de fora da área o goleiro portenho falha feio. Está decretado o empate: 2 x 2. E com o segundo gol tomado parece que o Boca se abateu, enquanto Flu volta a jogar bem.
  • 45 minutos do segundo tempo em São Januário. Edmundo marca o segundo gol do Vasco, resultado que leva a partida para os pênaltis, pois, tal qual no jogo de São Paulo, o resultado é o mesmo do jogo de ida.
  • Terminam os jogos da Copa do Brasil. No Rio e em São Paulo os finalistas serão decididos em cobranças de pênaltis.
  • Fim de jogo também na Argentina. Fluminense 2 x 2 Boca Juniors. O Fluminense traz de volta um resultado formidável, que o coloca, a meu ver, em vantagem para passar à inedita final do torneio sul-americano.
                                  

 

  • Começa a decisão por pênaltis no Morumbi. Na primeira série, os jogadores mostram-se competentes na cobrança. Todavia, na última cobrança da série, Zé Carlos cobra pelo Botafogo e Felipe faz grande defesa. Delírio da fiel torcida. O Corínthians faz a final da Copa do Brasil.
                                              

 

  • Já em São Januário, a primeira cobrança já define o resultado. Edmundo cobra o primeiro pênalti, "à la Baggio", isolando a bola por sobre o travessão. O que se segue são cobranças bem feitas, até a última, cobrada por Carlinhos Bala, que sacramenta a classificação do Sport à final contra o Corínthians.
                                                                 edmundo
  • Resultado de tudo isso: Comemoração tricolor. Chororô botafoguense, abraçado aos vascaínos. E flamenguistas com atenções voltadas para o jogo da quarta-feira que vem, no Maracanã. Com certeza, mais emoção à vista.
  • O tal do Cuca é pé-frio mesmo...
  • Fui...

domingo, 25 de maio de 2008

Misto frio e emoções.

  • Antes de falar da rodada esportiva do fim de semana, dquero tratar do complemento da rodada de quinta-feira. O Santos não teve competência para derrotar o time do Fofito Cabañas por dois ou mais gols de diferença e também disse adeus à Libertadores. Aos santistas um aviso de quem há pouco sofreu com essa dor: dói, mas passa.

  • Agora sim, vamos às emoções do final de semana. E emoção não faltou no automobilismo. No Grande Prêmio de Mônaco, tudo indicava que a vitória da Ferrari de Felipe Massa seria uma barbada. Mais eis que a chuva estragou esse roteiro. Batidas e barbeiragens à parte, Massa caiu da primeira para a terceira colocação, graças, ainda, a um tremendo erro de estratégia. Ao que parece, Ross Brown e Jean Todd deixam saudade na Casa de Maranello. De bom dessa corrida só o fato de Rubens Barrichello ter marcado seus primeiros pontos no campeonato.

  • Emoção de monte também teve nas 500 milhas de Indianápolis, onde o neozelandês Scott Dixon venceu o duelo das últimas voltas com o brasileiro Vitor Meira. Teve de tudo, de rodadas solitárias a um insólito incidente na saída de boxes, envolvendo a chamada "Mulher Maravilha", Danica Patrick, e o "piloto" Ryan Briscoe.  No último pit stop todos os carros haviam adentrado a zona de parada e, na saída, o piloto da equipe Penske bateu em cheio no carro da Mulher Maravilha. Para mim, a grande cena da corrida foi ver a moça, cheia de razão e do alto dos seus 1,55 metros, sair do seu carro e marchar toda senhora de si em direção do piloto da Penske, somente sendo contida por um segurança que dava quase o dobro seu tamanho. E ainda falam de mulher no volante...

  • Sobre futebol, de novo, a rodada foi marcada pelos empates (5) e vitórias de times mandantes (5). E dessas cinco vitórias, apenas a do Sport se deu com o chamado "time misto", isso porque Dodô (Fluminense) cobrou mal o pênalti que decretaria o empate em Recife. Além de desrespeito à torcida, os clubes que tem insistido em usar reservas nas partidas do Campeonato Brasileiro não estão perto do topo da tabela de classificação, onde os três primeiros são Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, que, até agora, usaram a força máxima de suas equipes.

  • E, para terminar, uma menção especial aos participantes do Enduro de Aventura DESAFIO DAS MONTANHAS. Foram 3 dias de muitas remadas, caminhadas e pedaladas por 410 Km da região serrana do Espírito Santo. Eu tive oportunidade de cruzar com esses competidores na cidade de Santa Maria de Jetibá, onde eles enfrentaram um frio que, na madrugada, chegou a 12 graus. Tem que ser atleta de verdade para suportar esses desafios todos.

  • Até a próxima. Fui...

quinta-feira, 22 de maio de 2008

EMOÇÃO DO COMEÇO AO FIM.

Não há muito o que se escrever sobre jogo entre Fluminense e São Paulo. Foi emoção do começo ao fim do jogo. Emoção com o primeiro gol do jogo, marcado por Washington... Nesse momento o jogo iria para os penaltis. E eis que no meio do segundo tempo, Adriano empata o jogo e definia, naquele momento, o jogo para o São Paulo. Mas não houve muito tempo para comemoração aliviada do time paulista. Dois minutos após o Fluminense marca seu segundo gol com Dodô, numa vacilada da zaga são-paulina. Foi nesse momento que o drama entrou em campo no Maracanã.O resultado, naquele momento, ainda classificava o tricolor paulista, mas quem fizesse seu gol, definia a situação em seu favor. E as duas equipes se atiraram em busca do tento. E ele saiu em favor do Fluminense, já aos 46 minutos do segundo tempo. Novo gol de Washington. Fluminense Classificado.

Como já dizia Nelson Rodrigues, o "Sobrenatural de Almeida" vestiu seu uniforme e entrou em campo. E a imagem que fica é a da comemoração esfusiante da torcida, jogadores e do efusivo e circunspecto Renato Gaúcho, que sentado no meio do gramado, parecia não acreditar no feito do seu time.

Dou aqui meu braço a torcer e reconheço que não acreditava na classificação do Flu. Mas, para mim, o favorito ao título é outro. 

Isso porque, em se tratando de Copa Libertadores,  experiência é fundamental. Na primeira fase o Boca Juniors poderia ter sido eliminado. Só passou no desempate de saldo de gols. Só que, quando chega a fase de mata-mata, o Boca é pós-graduado. Sabe como ninguém jogar pelo resultado. E agora ele se classifica para a semi-final, depois de derrotar o Atlas (MEX) por 3X0, e na casa do adversário. Para mim, pintou o campeão.

Por fim, na Copa do Brasil, a vitória do Sport sobre Vasco, por 2 X 0, se fez bastante substancial, pois lhe possibilita perder o jolgo da volta, em São Januário, de 1 x 0 ou mesmo por dois gols de diferença, desde que faça um gol. Para mim, o Sport já está praticamente classificado. Fortes as emoções desta quarta-feira. Por hoje me despeço e na segunda, teremos mais comentários

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Noite vermelha em Moscou.

Acabo de ver a final da Copa dos Campeões. Como eu já havia previsto, deu Manchester. Mas foi mais difícil do que eu imaginava. No primeiro tempo o jogo foi do Manchester. O destaque, Cristiano Ronaldo, autor do gol do time vermelho. Todavia, o Manchester bobeou e tomou o empate no fim da primeira etapa.

No segundo tempo a atitude do Chelsea foi outra, indo mais pra cima. Todavia, a reação azul esbarrou no goleiro Van Der Sar e nas traves. O empate ao fim do segundo tempo levou o jogo à prorrogação, cuja maior emoção foi a expulsão do atacante Drogba (que no jogo, aliás, foi uma “drogba”). Fim do tempo extra e vieram os pênaltis. Aí sim, emoção.

As equipes faziam seus gols até que, na terceira cobrança do Manchester, Cristiano Ronaldo cobrou um pênalti com tamanha displicência que o resultado não poderia ser outro senão a defesa de Cech, competente goleiro do Chelsea. Era tudo que queria a equipe azul. E se seguiram mais cobranças até que, na última cobrança da série de cinco, o título do Chelsea estava nos pés de seu capitão, John Terry. Roman Abramovic já se preparava pra comemorar... E não é que ele escorrega na hora do chute e joga fora a bola do título? E na seqüência das cobranças alternadas, mais uma vez o Chelsea parou na mão de Van Der Sar... Festa vermelha em Moscou: Manchester campeão!!!






   crona

Decepção de Cristiano Ronaldo após a perda do pênalti.
 
JohnTerry 
John Terry: do céu ao inferno num escorregão.

  
festa 
A festa dos Campeões

 

Algumas observações sobre o jogo: 1) Que touquinha era aquela do Goleiro Peter Cech. 2) Que arbitragem horrorosa... eita juizinho ruim. 3) Ninguém merece a narração de Éder Luís e comentários de Ana Paula de Oliveira... tomara que a Record não consiga adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro...

Por fim, mais um detalhezinho da transmissão: o grande exercito russo já não é mais o mesmo. Durante a partida alguns soldados trocaram seus uniformes por camisas do Manchester.

Outra hora eu volto e falo dos jogos da noite. Até mais.

Começou a rodada.

  • E não é que ontem eu esqueci de falar da rodada semifinal da Copa do Brasil? Pois é... Ontem teve um bom jogo entre Botafogo e Corínthians. Jogo emocionante. Pelo que eu ouvi o Timão foi melhor, mas nem sempre o melhor ganha. Prova disso  é o resultado do jogo: BOTAFOGO 2 x 1 CORÍNTHIANS.  Confiram os gols:          

                      

  • Mesmo com o resultado favorável de ontem, acho que em São Paulo o Botafogo não agüenta a pressão. Assim tem sido nas últimas decisões. Esses jogadores do Botafogo, na hora "H", amarelam. A coisa só melhora com mudança nesse time, com a formação de uma nova equipe. Pra mim, quem passa é o Corínthians.

  • Muito me surpreende a declaração de Cuca dada ontem e publicada nos jornais de hoje. Ele reclama da apatia de sua torcida... Na boa, "seu" Cuca, se você quer torcida de verdade empurrando seu time, manda currículo lá pra Gávea. O emprego eu não garanto, mas a torcida você já conhece.

  • Hoje a noite ainda temos o jogo SPORT vs VASCO. Eu acho que dá Sport, afinal sou rubro-negro desde criancinha...rsrsrs

  • Quanto aos demais jogos de hoje, mantenho minhas apostas de ontem.

  • Falando de Flamengo, não entendo o que acontece hoje por lá. O presidente Márcio Braga, que no passado bradava que o lema "Craque o Flamengo faz em casa" tem se notabilizado em vender as jovens promessas antes mesmo de estrearem no profissional. E a gente tem que ver umas malas como Jaílton e Souza atuando. Assim não dá.

  • Saudações...fui!!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

RESUMO DO FINAL DE SEMANA ESPORTIVO

 

  • Enfim acabou o Campeonato Capixaba de Futebol. O Serra foi campeão após derrotar a grande zebra chamada Rio Bananal. Com todo respeito, para bem do futebol capixaba, o time do norte capixaba não merecia ser campeão. Pode ser que eu esteja errado, mas esse time do Rio Bananal deve repetir, pra mim, a mesma trajetória do Ibiraçu, Muniz Freire, Guarapari, Alegrense e outras "promissoras" equipes interioranas.

  • Agora... que campeonato ruim. Venhamos e convenhamos: não pode ser considerado bom um campeonato onde o destaque é um atleta (ótimo, por sinal) com 40 anos de idade. Mesmo assim, parabéns ao Índio e à equipe serrana.

  • Nos resta, por ora, esperar que essas duas equipes possam fortalecer-se e fazer disputar um bom campeonato no Brasileiro da Série C, porque, senão, nosso destino será mesmo a Série D daqui a pouco.

  • Saindo da brava terra capixaba e analizando a rodada última do Campeonto Brasileiro Série A. Que coisa feia essa de times reservas fazendo papelão. Fluminense, Botafogo, São Paulo...

    Sobre o Flamengo, que bela atuação do goleiro Bruno. Mas fica a pergunta: por que ele não jogou daquele jeito contra o América (MEX) do gordinho Cabañas?

  • Falando de Libertadores, deixo o meu prognóstico para os times brasileiros: O São Paulo desclassifica o Fluminense e o Santos não passa pelo time do Gordinho Cabañas.

  • Por hoje é só pessoal... Na próxima intervenção eu falo da final da Copa dos Campeões. Eu já dei o meu pitaco: pra mim dá MANCHESTER. Um abraço.  

sexta-feira, 16 de maio de 2008

PRINCIPAL NOTÍCIA DESTA SEXTA: CABAÑAS 2 x 0 SANTOS.

 

 

 

CABANAS               

O SANTOS perdeu ontem do América do México. E adivinha quem mandou e desmandou no jogo? "El Fofito" CABAÑAS, ora... Fica a pergunta: ninguém consegue parar o rechonchudo paraguaio?

Ah... antes de comemorar, o Flamengo tem que lamentar mais uma vez: se não tivesse sucumbido pegaria o SANTOS, um time muito fraquinho... Nunca a Libertadores esteve tão fácil de ser conquistada...

                                                                       

quinta-feira, 15 de maio de 2008

OLHA EU DE VOLTA...

  • Esse negócio de escrever pra internet é f... Você acha que vai engrenar e outras coisas te prendem.... Mas, Vamos lá...
  • Desde o meu último post algumas coisas aconteceram... Primeiro, meu prognóstico da Copa dos Campeões da Europa se confirmou... Manchester contra Chelsea... final inglesa. E já vou dando o meu pitaco: vai dar Manchester.
  • Definida as semi-finais da Copa do Brasil: VASCO vs SPORT brigam por uma vaga e CORÍNTHIANS vs BOTAFOGO se pegam pela outra. Pra mim, a final será entre Botafogo e Sport. E como o Botafogo não pode ver uma camisa Vermelha e Preta pela frente, vai dar Sport... Aguardem e confiram.
  • Falando em uniforme rubro-negro, ainda não acredito naquela desclassificação do Flamengo para o América do México... Salto alto dos grandes... Lamentável ...
  • ... Tão lamentável quanto o episódio Ronaldo Fenômeno...Vixi...

 

Saindo do esporte, quero deixar uma dica de coisa boa que a internet nos proporciona. Tá no ar a PONTOCOM RADIO... Trata-se de um projeto de radio web do Dedeko DJ... Show de bola. Programação de primeira, uma página bem legal. Confiram: PONTOCOM RÁDIO.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Apagão da quinta-feira.

. Pela libertadores o Flamengo perdeu a cabeça e jogo. Com a expulsão de dois dos seus melhores jogadores, peças fundamentais dentro do esquema tático de Joel Santana, a equipe rubro-negra sucumbiu ao jogo do Nacional (URU). O placar foi 3 x 0 para os uruguaios. Incontestável o resultado, assim como as expulsões. Veja abaixo os melhores momentos do jogo.

 

 

 

. Pela Copa do Brasil, quem sofreu um apagão foi o Atlético Paranaense. Em plena Arena da Baixada apenas empatou com o Corínthinas em 1 X 1, perdendo nos pênaltis. Detallhe: não era o poderoso time de São Pulo, mas o modesto time das Alagoas. Parece que o Furacão vai perdendo força... Daqui a pouco vira brisa.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Uma rodada de bons jogos

Bola rolou nesta terça e quarta-feira. Futebol de primeira.

LIGA DOS CAMPEÕES

· Assisti, ontem, Real Madrid 1 X 2 Roma. A Roma jogou determinada, consciente e com o regulamento debaixo do braço. Defendeu bem e foi implacável nos contra-ataques. Resultado e classificação merecidos. Vários brasileiros no jogo, destacando-se Cicinho e Taddei (foto), ambos da Roma. Já os brasileiros do Real Madrid não estiveram bem.

clip_image001
   

· Bela comemoração a do aniversário do Zico. Levou de presente a inédita classificação do Fenerbach às quartas-de-final da Liga. Parabéns em dobro ao Galinho.

· Fiquei com duas impressões, depois dessa rodada de oitavas-de-final. A primeira é de que Real Madrid, Barcelona e Milan já não são mais os mesmos. A segunda, bem... Tenho pra mim que o título da Liga, este ano, tem sotaque inglês.

COPA LIBERTADORES

· E o Cruzeiro, hein? Equipe desacreditada no começo a da temporada e, agora, lidera o Campeonato Mineiro e seu grupo na Libertadores. Os atleticanos devem estar se roendo...

· No Santos, o técnico Emerson Leão está tendo que engolir a seco os reforços estrangeiros que tanto criticou. Na minguada vitória desta terça, contra o Chivas Guadalajara, destaque para o gol do colombiano Molina.

santos
   

· Ontem à noite o Flluminense proporcionou um belo espetáculo, tanto nas arquibancadas quanto no campo. Massacrou o Arsenal (ARG), golando por 6 X 0. Destaque para o belíssimo gol de Dodô. Confira os gols abaixo.

· Já o São Paulo encontrou algumas dificuldades frente ao Audax Italiano (CHI). Adriano foi destaque no jogo, pelos dois gols marcados no segundo tempo. Mas, a meu ver, também se destacou negativamente. Ainda no primeiro tempo, numa disputa de bola, ele agrediu o zagueiro chileno. O juiz nada marcou. Também poderia ter recebido cartão vermelho numa dividida de bola no meio- campo, quando, mais uma vez, o juiz fez vistas grossas. O Imperador poderia ter sido expulso por qualquer uma dessas jogadas, ou mesmo pelo conjunto das duas. Mas o árbitro Sergio Pezzota (ARG) o poupou dos cartões.

 

COPA DO BRASIL

· Pela Copa do Brasil não tivemos grandes clubes em ação nesta quarta.  Os destaques ficaram para a eliminação do Bahia, no empate frente ao Icasa (CE) e a classificação do Sport (PE).

· A próxima fase promete bons confrontos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

ESTAMOS VOLTANDO!!!

patricia_logo

TÔ VOLTANDO... E AGORA ASSUMINDOO LADO ESPORTIVO DO BLOG... ESSA PARADA DE HUMOR DEIXO PRO MEU AMIGO SERGINHO, LÁ NO LARGADO.

AMANHÃ FAÇO COMENTÁRIO SOBRE A RODADA DA LIBERTADORES E COPA DO BRASIL...